ATENÇÃO: As inscrições para o Ahlan Wa Sahla 2009 já estão abertas, saiba tudo sobre o evento aqui no blog!

Não fique por fora do maior evento anual de dança do ventre de Campinas. Clique aqui para saber mais.

Aqui é lugar de paz, estudo e muita dança!

Seja muito bem vinda(o) a esse blog.
Eu Mariela Maia, farei o melhor para conseguir levar informações importantes até você.
Esse blog é de todas nós, aqui você pode opinar através dos comentários e enquetes, sugerir mudanças e participar ativamente.

Como funciona o blog?

Como em todo o blog, toda atualização recente fica na frente. Portanto, tem conteúdo de pesquisa e estudo em todas as páginas.Utilizando o postagens mais antigas, no final da página, você navega pelo blog, como se estivesse lendo um livro de trás para frente sem perder nada.Você pode navegar também pelos temas na coluna "Estude pelo tema", por exemplo, o tema vídeo aula irá te mostrar todas as postagens como vídeos aulas feitas carinhosamente para você por mim, Mariela Maia. Bons estudos!

14 de janeiro de 2009

Moda na Dança do Ventre

Olá! Meu nome é Zahrah e, para quem ainda não me conhece, além de professora de Dança do Ventre sou estilista especializada em trajes para dança. Comecei minha carreira sem pretensões, em 1993, desenhando e bordando roupas para jazz e ballet. Em 1995, fiz o curso livre de Desenho de Moda pela Escola Oficina de Artes e me dedicar aos trajes de dança foi inevitável. Desde então até hoje eu trabalhei em outros segmentos, da moda alternativa à moda noiva/ festa, me proporcionando experiência e a certeza de que meu ramo é mesmo figurinos para dança.

A partir de hoje, estarei periodicamente postando aqui uma série de artigos sobre moda para Dança do Ventre, abrangendo também informações sobre trajes para Danças Folclóricas e American Tribal Style. Esse termo sempre gera questionamentos... Moda? Como assim?

Moda é a tendência de consumo da atualidade. A moda é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob diversos aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.

Para criar estilo, os figurinistas utilizaram-se de cinco elementos básicos: a
cor, a silhueta, o caimento, a textura e a harmonia.


A moda é abordada como um fenômeno sociocultural que expressa os valores da sociedade - usos, hábitos e costumes - em um determinado momento. Já o estilismo e o design são elementos integrantes do conceito moda, cada qual com os seus papéis bem definidos.


A moda é um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia-a-dia a um contexto maior, político, social, sociológico. Pode-se ver a moda naquilo que se escolhe de manhã para vestir, no look de um
punk, de um skatista e de um pop star, nas passarelas do mundo, nas revistas e até mesmo no fato que veste um político ou no vestido das avós.

Fonte: Wikipédia, a Enciclopédia Livre



Portanto, EXISTE moda na dança, bem como em diversos aspectos culturais da nossa sociedade. Faz parte da expressão artística fazer uso de toda a sorte de meios possíveis. A roupa na Dança do Ventre tem importante significado tanto estético quanto de identificação cultural.E é mutável, principal ponto que define este vestuário como "Moda". Nas próximas semanas, estarei trazendo para vocês a comprovação destas afirmações através de um artigo falando sobre as mudanças no nosso figurino... Mas isso é outro capítulo! E espero que vocês gostem e aproveitem como material de estudo!!!


Talvez uma das minhas características pessoais que tenham direcionado meu trabalho aos trajes de dança seja minha aversão à ditadura da moda. Para os palcos, me sinto livre! Então, não esperem de mim regras e conceitos imutáveis. Muito menos incentivo a imitar tendências. O que eu quero passar para vocês são informações valiosas para ninguém pagar "mico", mas sem perder o foco principal, que é o estilo pessoal e a personalidade de cada uma. Como aprendi desde o inicio de meu aprendizado em dança... A Dança do Ventre é a Dança do Coração, ou a Dança da Alma... Então é este o foco que não podemos perder!


Beijos a todas (e todos), e até breve!


Zahrah

5 comentários:

Anônimo disse...

gostei mt dessa participação especial...principalmente pq td a vez q ouço alguem falar alguma coisa sobre moda em DV eh mt chato e ditatório..parece q td mundo deve usar a msm coisa..XD
.
.
bJUh

Carlinha Salgueiro disse...

Adorei Zahrah, espero aprender muito contigo sobre figurinos para nunca mais pagar micos dançando com roupas erradas.

Beijinhos!

Zahrah disse...

Oi, meninas! Fico feliz que esteja passando a mensagem. É isso que eu quero: colaborar sem ser chata e ditatória! Semana que vem tem mais!!!

Unknown disse...

Nossa Zarah,que tudo isso que postou!
Primeiro quero agradecer sua presença aqui que só vem a engrandecer o blog com informações maravilhosas.
Agora um pedido kaka, será que posso imprimir as informações e os desenhos e fazer um painel no Ahlan wa sahla(claro,com seus créditos) para ter informações também?
Ameiiiii.

Unknown disse...

Ai Zarah! Faz um especial sobre fuxicos faz? heehhehehe Amei, essa casa tá cada vez mais luxuosa!